DSC_0715.JPG
IMG-20200611-WA0012.jpg

Partiu para a Eternidade nossa Querida Ir. Francisca Maria de Santa Teresa

Hoje na Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor, dia 11 de Junho de 2020, partiu para a Eternidade a querida Ir. Francisca Maria de Santa Teresa, do Carmelo de Fortaleza. Partiu às 6:45 Hs rodeada por toda a comunidade que rezava com ela em sua cela. " Partiu com a Virgem do Carmelo ao encontro do Esposo, amparada por nosso Doce Protetor São José"...Descanso Eterno dai-lhe Senhor e a Luz perpétua a ilumine.Descanse em paz, Amém!

Encontro com Pe. Geral.JPG

Encontro com Pe. Geral 
“Filhas da Igreja nos passos de Teresa”

De  25 a 29 de julho de 2018, em Itaici- SP, um grupo de 160 Carmelitas descalças da América Latina e do Caribe e 20 frades, se reuniram com o objectivo de refletir  sobe a instrução Cor Orans, recentemente publicada pela CIVCSVA .

Em um ambiente de comunhão e escuta e partilha, Frei Saverio, o Prepósito geral, compartilhou suas impressões e buscou esclarecer as principais dúvidas e falou um pouco sobre a vivência atual do carisma teresiano na Igreja. Também esteve presente o Frei Rafal (secretário geral para as monjas), auxiliando sobretudo nas questões práticas de tipo jurídico.

Foram dias de uma excelente convivência fraterna e de estreitar os laços que unem um mesmo carisma em diferentes lugares. 

II_Encontro_da_Vida_Monástica.jpg

“A Alegria da Consagração Monástica e Contemplativa” 
II Encontro nacional da
Vida Consagrada monástica e contemplativa

Com o tema “A Alegria da Consagração Monástica e Contemplativa” e o lema “ Eis como é bom e agradável estarmos unidos e felizes”, o encontro foi promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Realizado na cidade de  Aparecida, de 23-27 de maio de 2017, no auditório do Santuário, foram  trabalhados os valores essenciais da vida monástica e contemplativa. 

Foi um momento fraterno e de encorajamento e integração, mediante o modo como cada um vive a sua identidade, dentro da mística e missão da vida consagrada hoje. Com a troca de experiências e o encontro de carismas foi possível dar uma maior visibilidade à vocação e certamente isso produzirá muitos frutos para a Igreja e para cada Família religiosa.

logo.png

Abertura do Jubileu de prata de nossa Federação Santa Teresa de los Andes

Em 19 de Setembro de 2018 a Federação Santa Teresa dos Andes abre o seu ano Jubilar.

Os Mosteiros federados vivem esse ano em um clima de comunhão e amizade através da oração e partilha de vida.

Em 19 de setembro de 2019, data de nossa fundação, encerra-se o ano de comemorações.

Contamos com suas orações.

CICLA SUR.jpg

“Amigos fuertes de Dios” 
 VII CICLA SUR – Bolívia

Os frades e monjas da Cicla Sur se reuniram em Cochabamba, Bolíiva, de 21 a 26 de maio de 2018 para refletirem juntos sobre o tema da amizade – “Amigos fortes de Deus” – experiência essencial do nosso carisma Teresiano.

Acompanhados pelos irmãoss Eugenio Sainz de Baranda, Miguel Márquez, Gonzalo del Castillo, Carlos Medina e Francisco Javier Mena, em um clima fraterno e de mútua confiança, adentraram na  proposta teresiana da amizade consagrada.

DSC_0724.JPG

Assembleia Geral Eletiva

Aconteceu no período de 26 de Março de 2019 a 04 de abril, no Carmelo de Nossa Senhora do Sorriso e Santa Teresinha, Natal/RN, a I Assembleia Geral da Federação Santa Teresa dos Andes das Monjas Carmelitas Descalças - Brasil - FeSTA.

Com a participação de todos os Carmelos Federados e o aqueles que estão nesse processo, no total de 14 Mosteiros.

Sendo  total de 31 monjas e o Assistente Religios.

Estiveram presentes, como convidados especiais, o querido Frei João Bontem, e a  Ir. Teresa de Jesus, do Carmelo do Carmelo, sendo, o primeiro assistente e a primeira Coordenadora da Federação, há 25 anos atrás.

Também foi maracante nessa assembléia a mudança de Associação, sendo agora Federação, e também a aprovação dos estatutos.

POr fim, foram rezalizadas as eleições da Presidente e seu conselho:

Com Presidente Federal: Ir. Danuze de Jesus, ocd – Carmelo de Cariacica/ES

1ª Conselheira: Ir. Teresa Benedicta da Cruz, ocd – Carmelo de Propriá/SE

2ª Conselheira: Ir. Mariana do Sagrado Coração, ocd – Carmelo de Camaragibe/PE

3ª Conselheira: Ir. Maria Teresa da Eucaristia, ocd – Carmelo de Salvador/BA

4ª Conselheira: Ir. Maria Elisabete da Santíssima Trindade – Carmelo de Teresina/PI

Ecônoma da Federaçã:Ir. Mariana do Sagrado Coração, ocd – Carmelo de Camaragibe/PE

O Frei Luis Fernando é confirmado como assistente religioso e continua com sua presença simples e fraterna junto aos Mosteiros.

Contamos com suas orações para que vivamos com fidelidade o que a Igreja nos pede e confia.